quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Linhas da homeopatia

Boa noite queridos internautas, nesse post serão abordadas as diferentes linhas da homeopatia e suas implicações no tratamento.
A homeopatia se divide em três principais linhas de tratamento: unicista, alternista e complexista.
A linha unicista tem como base o uso de apenas um medicamento por vez. Recomenda-se que  nessa linha homeopática, as doses sejam únicas e o remédio usado seja de potência alta. A prescrição de um medicamento único é baseada no fato de a totalidade sintomática mostrar a expressão da patologia como uma única forma capaz de identificar o simillimum.
O uso de apenas um medicamento por vez permite ao homeopata uma atuação sem interferência, e com isso, tirar conclusões mais acertadas sobre o uso do medicamento e seus efeitos sobre o paciente. E se for preciso, o homeopata pode regular a dose ou prescrever um novo medicamento no lugar daquele que fora usado antes.
A linha alternista, também conhecida por pluralista, consiste no uso intercalado de 2 ou mais medicamentos em momentos separados, fazendo com que o efeito de um não perturbe a atuação do outro.
Essa linha, geralmente, é indicada nos seguintes casos:
- urgência (quando não há possiblidade de individualização do paciente);
- casos agudos;
- ambulatórios;
- no tratamento de gestantes;
- epidemias.
Já a linha complexista, usa em um único veículo várias substâncias diferentes. Geralmente, são usados medicamentos com potências baixas. Porém, essa linha não é muito confiável de ser usada, já que, não há a possibilidade de afirmar com certeza qual o medicamento que fez o seu efeito desejado e nem saber aquele que por acaso tenha prejudicado o tratamento.
Por Vinícius Santos da Cunha
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário