quarta-feira, 23 de novembro de 2011


Ação bioquímica da Homeopatia: INTERAÇÃO COM BASÓFILOS

Olá queridos leitores! Estou aqui hoje para abordar sobre a possível explicação bioquímica da Homeopatia.

Um questionamento muito comum que surge quando se discute a possibilidade do uso da homeopatia, é sobre como ela atua no organismo.  Alguns cientistas dizem ser impossível um remédio tão diluído provocar ações fisiológicas.




Isso se deve, em parte, à teoria regida pela farmacologia clássica, ciência que recorre ao número de Avogadro para estabelecer a menor concentração que medicamentos alopáticos poderiam ter. Para o leitor entender um pouco mais sobre essa questão, leia o post anteriormente publicado no nosso Blog: A constante de Avogadro, cujo link éhttp://unbhomeopatia.blogspot.com/2011/10/constante-de-avogadro.html .
 Com base nesse modelo, diluições que ultrapassam o número de Avogadro, não seriam capazes de gerar efeitos sobre o organismo. Sendo assim, muitos concluem que os remédios homeopáticos não teriam nenhuma função bioquímica.
 Entretanto, os bons resultados clínicos do uso da homeopatia ao tratar de diversas patologias impulsionaram, e continuam a motivar, diversos pesquisadores a investigarem suas propriedades.
 Em 1988 uma possível explicação bioquímica para a ação dos medicamentos muito diluídos foi publicada na revista Nature. Essa publicação revelou um estudo realizado em Davenas com soluções ultradiluídas que contrariava o modelo farmacológico bioquímico vigente. Os cientistas conseguiram promover uma resposta biológica num dos importantes componentes do sistema imunológico: Os Basófilos.


Vamos entender um pouco nosso sistema imune com todos os seus componentes:


É comum as pessoas ouvirem falar (principalmente na mídia) sobre os anticorpos, que são produzidos por células B. Mas agora sabendo da existência dos basófilos, qual a sua importância no organismo humano?

Segundo consta no livro: Biologia Molecular da Célula – 5ª edição-(2010)- Ed. Artmed-  Alberts, Johnson, Lewis, Raff, Roberts, Walter - ''os Basófilos, presentes no sangue, possuem receptores para um conjunto específico de anticorpos -IgE- que são produzidos pelo nosso organismo'' por uma série de mecanismos que não aprofundaremos aqui.

Os autores do livro citado a cima revelam que ''As moléculas de IgE ligadas aos receptores dos basófilos funcionam para fazer uma ligação com antígenos (qualquer estrutura que nosso organismo reconhece como possível agente danoso). Essa ligação leva os basófilos a secretarem uma série de citocinas e de aminas biologicamente ativas, principalmente a histamina''. Essa substancia causa a dilatação dos vasos, que auxilia na migração de outros agentes da defesa imune para o local da infecção.  ''A liberação de aminas pelos mastócitos e basófilos causa os sintomas das reações alérgicas, como febre do feno, asma e urticaria''.



Na figura acima é possível notar pequenas ‘bolsinhas’ contendo histamina. Elas são denominadas grânulos e a degranulação é a liberação do seu conteúdo. Sabendo desses conceitos, agora podemos imaginar o motivo de tanta repercussão do artigo publicado na Nature,inclusive até hoje.

Na época dessa publicação, segundo consta no texto Homeopathy: science, philosophy and art of cure produzido por Marcus Zulian (Médico homeopata),uma equipe de investigação da própria revista, criticou duramente aquela revelação, pela dificuldade de repetir o experimento no laboratório Benveniste. Mais tarde, porém, essa mesma equipe, voltou a realizar o experimento com melhores técnicas e com auxilio de estudos estatísticos conseguiu obter valores positivos para os efeitos de soluções altamente diluídas.

No texto citado acima é mencionado que '' A polêmica persistiu porque dois outros experimentos foram feitos, mas sem obter os mesmos dados da equipe de Benveniste.'' No entanto, esses experimentos com conclusões negativas foram questionados e a equipe de Benveniste apontou falhas nos métodos que haviam sido utilizados. Diante do impasse, vários laboratórios da Europa, chefiados por pesquisadores ortodoxos,encontraram resultados parecidos com os de Benveniste, observando "inibição estatisticamente significativa da degranulação de basófilos induzida poranti-IgE, quando em contato com ultradiluições de histamina"

O Dr. Marcus Zulian também relata que ''a conclusão dos ensaios levou Madeleine Ennis, membro honorária do European Histamine Research Society e responsável pelo estudo, a admitir que aceitou participar do estudo com um viés de ceticismo e anti-homeopatia''. E ela, que não acreditava em homeopatia antes de realizar o experimentos,teria passado a acreditar nela, assumindo que, como cientista, ela deveria continuar buscando uma explicação lógica para essa evidência.

Segundo consta, nesse mesmo artigo citado, ''no campo da imunologia, ainda existem outros experimentos que evidenciam a ação de doses homeopáticas de substâncias imunomoduladoras nos mesmos mecanismos imunológicos onde atuam em doses ponderais.'' Um deles é o modelo de Endler90, 91, que mostra a ação das ultradiluições de tiroxina (10-60 M) no retardo da metamorfose e do desenvolvimento de girinos''. Recentemente o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, realizou um estudo com características parecidas a desse último experimento e teoricamente encontrando os dados afirmados pelo modelo de Endler.


Embora existam inúmeros testes, ainda há controvérsias sobre a ação dos medicamentos homeopáticos. O que foi apresentado nesse post representa uma das possíveis explicações baseadas em modelos biológicos de pesquisa.

Não deixe de conferir no nosso blog, futuramente, o post sobre a tentativa se explicar a homeopatia através de modelos físico-químicos.

 Por Ana Angélica Santarém Amorim

Referências
http://sites.mpc.com.br/bvshomeopatia/texto/artigoHo.rev.med.zulian06852.pdf
http://periodicos.uniban.br/index.php/RPINF/article/viewFile/132/109
http://www.drareginadias.com.br/artigoshomeopatia.htm
http://www.cremerj.org.br/palestras/379.PDF
http://pathmicro.med.sc.edu/portuguese/immuno-port-chapter1.htm
http://1023.haaan.com/2011/como-a-ciencia-lida-com-supersticoes-%E2%80%93- homeopatia-ten23/ 
Biologia Molecular da célula-5ª edição(2010)- Ed. Artmed-  Alberts, Johnson, Lewis, Raff, Roberts, Walter

Nenhum comentário:

Postar um comentário