segunda-feira, 21 de novembro de 2011

21/11/2011 – O Dia Nacional da Homeopatia


Olá, pessoal! Vocês sabiam que hoje é um dia muito especial?
Sim! Hoje é o Dia Nacional da Homeopatia!!! J
Tendo em vista esse grande dia, nós aqui do blog decidimos fazer um post em conjunto e com assuntos “leves” e interessantes para simbolizar essa data tão especial. Falaremos sobre algumas curiosidades sobre o dia nacional da homeopatia, quando e porque ele foi postulado e algumas peculiaridades sobre o tratamento que recebe pela mídia e pelas pessoas. Espero que vocês gostem!

Por que o dia 21 de novembro?
Após sugestão da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul (LHRG) em 1959, o dia 21 de novembro foi escolhido, em Assembleia Geral, como o Dia Nacional da Homeopatia em homenagem à data em que o médico homeopata francês Benoit Jules Mure, discípulo de Hahnemann, chegou ao Brasil (21 de novembro de 1840). Esse homeopata foi o responsável pela implantação da homeopatia no Brasil, com o intuito de disseminar os princípios de Hahnemann e das técnicas da medicina homeopática no país. Dessa forma, ele abriu diversas instituições com o objetivo de formar e profissionalizar mais pessoas para o exercício da homeopatia, como por exemplo o Instituto Homeopático Brasileiro no Rio de Janeiro, o Instituto Homeopático de Saí (sem muito êxito) e a Escola Suplementar de Medicina (sem muito êxito).
É interessante ressaltar ainda que, para Benoit Jules Mure, a homeopatia é uma ciência que deve ser ensinada a todos interessados; seus seguidores brasileiros deram continuidade ao seu trabalho, ensinando as técnicas homeopáticas para qualquer pessoa interessada. Dentre seus seguidores, temos como destaque o professor Carlos Chidloé e o homeopata baiano Sabino Olegário Ludgero Pinho.
Curiosidades
O Dia Nacional da Homeopatia, embora não tenha sido divulgado com grande abrangência pela mídia, teve seu espaço em alguns jornais e foi, inclusive, comemorado em alguns locais.
O portal de notícias da globo (G1) publicou uma reportagem com uma estudante que afirma ter sentido melhora no seu quadro sintomatológico para abordar o polêmico assunto sobre a validade e a efetividade do tratamento homeopático para simbolizar esse dia. Para ter acesso à reportagem completa, acesse o link:                http://megaminas.globo.com/2011/11/21/homeopatia-pacientes-garantem-que-tratamento-alternativo-da-resultados
Um grande evento comemorativo foi realizado, por sua vez, pela Liga Homeopática do Rio Grande do Sul. Um churrasco no último dia 20 de novembro (domingo) foi feito com o intuito de celebrar essa ocasião especial.

Dia Nacional da Homeopatia, o grande dia!
Bem, pessoal, após conhecermos um pouquinho da história dessa data comemorativa e averiguar sua disseminação na população, acho que é apropriado para o momento falar um pouquinho sobre a importância dessa prática médica.
Como já foi abordado aqui no blog, embora haja muita controvérsia sobre a eficiência e veracidade do tratamento homeopático devido à sua diminuta comprovação científica (nós sabemos que há estudos muito promissores nessa direção!), seu relevante papel no tratamento de enfermidades não pode ser negado.
Como já foi exposto aqui no blog (leia o post sobre o Alcance da Homeopatia - http://unbhomeopatia.blogspot.com/2011/10/o-alcance-da-homeopatia.html) a homeopatia pode ser utilizada em diversas situações, como por exemplo doenças crônicas (asma), câncer (terapia homeopática visa à atenuação dos efeitos dos tratamentos contra o câncer), distúrbio psicossomáticos, dentre vários outros.
Dessa forma, é preciso respeitar e valorizar essa prática médica, tão importante para a nossa sociedade. Sua importância é ainda mais evidenciada quando os seguintes fatos são avaliados: “aproximadamente 500 milhões de pessoas utilizam tratamento homeopático no mundo, sendo que a OMS em 2002, novamente reafirma seu posicionamento, considerando a Homeopatia o segundo mais importante sistema médico usado internacionalmente” (Sousa, 2009, p.19).
Parabéns para a Homeopatia e para todos os profissionais que a praticam!!!
Até mais! J
Por Sabrina Brant Pereira de Jesus
Referências:
Sousa A.P.B. Dissertação de Mestrado: Efetividade dos medicamentos homeopáticos em ensaios de gastroproteção e cicatrização. Janeiro, 2009. Aracaju.

Nenhum comentário:

Postar um comentário