sexta-feira, 14 de outubro de 2011

O Alcance da Homeopatia

Olá pessoal, a partir de hoje, estarei com vocês postando algumas informações sobre o campo de atuação da homeopatia e, muito em breve, sobre os caminhos que podem levar uma pessoa a se tornar um especialista na área. Não deixem de acompanhar as novidades desse blog!
A Homeopatia pode ser usada em pacientes de todas as idades. Além disso, especialistas da área dizem ser ideal para bebês e crianças. Segundo Dr. Francisco de Freitas, chefe do serviço de homeopatia do Hospital Universitário Gaffrée Guinle, da UNIRIO, “especialmente as crianças são beneficiadas, pois além da ausência de efeitos colaterais, o organismo delas está mais apto a responder ao tratamento de forma muito eficaz. ’’
Os remédios homeopáticos são úteis para mulheres em período gestacional e outros pacientes sensíveis que não podem fazer uso de determinadas medicações alopáticas, devido aos efeitos colaterais. Também são alternativas para muitas pessoas que se sentem insatisfeitas com o resultado ineficaz de tratamentos convencionais.
Existe um vasto grupo de doenças que podem ser tratadas com medicamentos homeopáticos:
·         doenças infecciosas como resfriados, gripe, sarampo, caxumba;
·         enfermidades alérgicas como urticária, eczema, dermatites de contato, rinite alérgica e asma;  
·         doenças comuns em idosos como artrite, reumatismo e hipertensão;
·         problemas crônicos de pacientes portadores de dores de cabeça e outras doenças degenerativas;
·         distúrbios psicossomáticos, fobias, ansiedade e insônia.
Apesar de ser indicada para esses e outros inúmeros problemas, há casos em que o homeopata encaminha o paciente para outras áreas médicas que se adéquem melhor ao problema do paciente. Segundo a Dra. Miriam Sommer - membro da AMHB (Associação Medica Homeopática Brasileira) no Brasil e da NVKH (Nederlandse Vereniging van Klassiek Homeopaten) na Holanda - “O médico verifica se o paciente pode se beneficiar ou não com o tratamento. Se houver necessidade de uma intervenção, como uma cirurgia, ele será encaminhado ao profissional adequado”.
            A Homeopatia também não substitui a terapia convencional para algumas doenças, por exemplo, o câncer. Neste caso, ela pode ser usada como tratamento complementar.  Segundo o Dr. João Luiz de Carvalho Mattoso - Médico especialista em Acupuntura (UNIFESP), Homeopata (Instituto Hahnemanniano do Brasil) - a homeopatia pode diminuir a ação dos efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia, diminuir a dor aguda e crônica, ajudar no equilíbrio emocional e mental, e assim colaborar para uma melhor qualidade de vida desses pacientes.
Enfim, é possível observar atuações dos remédios homeopáticos em situações diversas que ainda vão muito além do que foi citado acima.
Em breve voltarei com novidades!
Por Ana Angélica Santarém Amorim
Referências:





Nenhum comentário:

Postar um comentário