segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Homeopatia na agricultura


          Boa noite pessoal, estou aqui para falar sobre o alcance da homeopatia na agricultura.


         Diversos agricultores sempre procuram maneiras diferentes para diminuir seus gastos e aumentar a qualidade do seu produto juntamente com seu lucro, com isso surgiu o uso da homeopatia em plantas, e hoje em dia já existem diversas substâncias homeopáticas para varios usos, como no controle de pragas, doenças, para melhorar o sistema imune e há inclusive o uso de substâncias homeopáticas para o preparo do solo, como a desintoxicação do solo que contém muitos agrotóxicos.

         Os medicamentos homeopáticos para a agricultura, na maioria das vezes, são preparados com o próprio causador do desequilibrio ou da doença (insetos, fungos ou virus), e no caso do solo, com o próprio solo em que serão plantadas. No caso de doenças, desequilibrio ou pragas, o medicamento se chama Nosódio (ou Bioterrápico).

        O preparo da receita homeopática consiste primeiro, na produção de uma tintura mãe, que pode ser de origem animal ou vegetal, e em seguida vai ser usada como a base para a produção do remédio homeopático. Abaixo segue os passos da produção de uma tintura mãe de origem animal (Nosódico).



                               (crédito da imagem Rede Regional de Agroecologia Mantiqueira-Mogiana)
         No caso de tintura mãe de origem vegetal e para a produção de preparado homeopático para a terra, se substitui o animal (no caso acima a formiga) pelo vegetal ou pela terra, mas mudando o tempo de repouso (para plantas 15 dias e para a terra 14 dias.) e suas datas de validade possuem valores diferentes (animal possui 1 ano de validade, vegetal 2).

         Depois do preparo da tintura mãe, se faz a dinamização (mistura da tintura mãe com álcool 70%, a proporção da tintura mãe para a produção de um preparado 1CH de 20ml, seria 19,8 ml de álcool e 0,2 da tintura mãe, e a substância pode ser mais diluida, só diluir o preparado 1CH em mais álcool 70%, sempre na proporção, 19,8 ml de álcool 70% e 0,2 ml do preparado. 
) e esta pronto o remédio homeopático.

         Para a aplicação, mistura-se 10 ml da homeopatia com 1 litro de álcool de cereal 70%, depois de bem agitada, adicione 100ml da mistura em 20 litros de água e aplique na planta com um regador.

Por Pedro Augusto de Carvalho Lourenço 

Nenhum comentário:

Postar um comentário