sábado, 29 de outubro de 2011

A Constante de Avogadro



Bom, pessoal, notamos que existe uma grande curiosidade das pessoas com relação à Constante de Avogadro e seu uso na homeopatia. Decidimos, portanto, tratar desse assunto aqui no blog! Nesse post iremos realizar uma revisão teórica da Constante de Avogadro, abordando seus aspectos históricos e técnicos para, assim, entendermos melhor o que ele representa. Num próximo post iremos, então,  utilizar esses conceitos iniciais para entender sua aplicação na homeopatia. Assim, fiquem atentos a esse assunto para otimizar o aprendizado sobre esse tema! Vamos ao trabalho!

A Constante de Avogadro, também denominada Número de Avogadro, foi nomeada dessa maneira em homenagem ao cientista Amadeo Avogadro (foto), o qual, em 1811, enunciou sua famosa lei (Lei ou Hipótese de Avogadro): quando a uma mesma temperatura e pressão, dois recipientes que apresentam os mesmos volumes de gases diferentes possuem o mesmo número de moléculas. É interessante ressaltar que essa lei foi proposta por Avogadro após observações feitas por Gay-Lussac sobre relações experimentais de proporção entre os volumes gasosos.
No meio científico da época, a Lei de Avogadro não foi bem aceita no início, não só porque trazia diversas mudanças conceituais (diferenciação átomo e molécula) para a teoria atômica considerada correta naquele período (Teoria Atômica de Dalton), mas também pelo fato de contrariar a Teoria Dualística de Berzelius, a qual era amplamente aceita até então.
Entretanto, em 1860, o químico Cannizzaro realizou a apresentação de um artigo ("Sunto di um Corso di Filosofia Chimica") no Congresso de Karlsruhe e propôs um novo modelo atômico inteiramente baseado no achado de Avogadro, conseguindo a partir de então ressaltar a importância da Hipótese de Avogadro para a teoria molecular da química, passando, então, a ser reconhecida no meio científico.
Bom, e o que é essa Constante de Avogadro?
Ela representa exatamente o número de moléculas contidas em um frasco com volume determinado, a uma dada pressão e temperatura, para qualquer tipo de gás, o qual nessas situações é igual. Entretanto, é válido ressaltar que Avogadro não conseguiu definir qual seria o número de moléculas existentes nesse conteúdo.
E o que isso significa?
Se pegarmos dois recipientes de 22,4L (volume molar) e os enchermos totalmente um com gás hidrogênio (H2) e outro com gás cloro (Cl2), submetendo-os a uma temperatura de 273 K e uma pressão de 1 atm, será correto afirmar que existe um mesmo número de moléculas nos dois recipientes. Nesse caso, inclusive, por se tratar do volume molar, o número de moléculas coincide com a Constante de Avogadro: 1 mol de moléculas, portanto, 6,02 x 1023 moléculas.
Como esse valor foi definido?
O primeiro cientista a realizar o cálculo dessa constante foi Johann Josef Loschmidt encontrando o valor aproximado de 2,6 x 1019. Depois, Perrin realizou diversos experimentos, baseados na Teoria Cinética dos Gases e na Teoria Browniana, que convergiam para valores próximos que oscilavam entre 6 x 1023 e 7,5 x 1023. Ao longo dos anos, as técnicas de determinação desse valor foram rebuscadas e, hoje, um método comumente utilizado é o de eletrólise, por meio do qual se obtém um valor melhor aproximado de 6,0251 x 1023. Além desse, existe um método recém-descoberto (2004) ainda mais preciso que usa a capacidade de identificar a diferença de densidade dos cristais de silício para estimar a Constante de Avogadro. É válido ressaltar que esse valor pode oscilar em decorrência do uso de diferentes técnicas para seu cálculo.
A seguir serão descritas relações importantes que envolvem a Constante de Avogadro e algumas entidades/constantes químicas relevantes.
As Relações com a Constante de Avogadro:
·       Mol - 1 mol de qualquer entidade equivale a 6,0251 x 1023 unidades dessa mesma entidade (por exemplo, 1 mol de átomos de Ca = 6,02 x 1023 átomos de Ca);
·       Massa Atômica (MA) – quando se tem uma massa em gramas numericamente equivalente à massa atômica, pode-se afirmar, para qualquer elemento,  que existem 6,02 x 1023 átomos contidos na amostra;
·       Massa Molecular (MM) – quando se tem uma massa em gramas numericamente equivalente à massa molecular , pode-se afirmar, para qualquer substância molecular, que existem 6,02 x 1023 moléculas contidos na amostra.
  
Bom, é isso aí, galera! Relacionaremos em um próximo post a Constante de Avogadro e a homeopatia, agora que já possuímos um arcabouço teórico sobre o assunto. Espero que vocês tenham gostado e  fiquem atentos às novidades do nosso blog! Até mais!
Só para descontrair, uma piada relacionada ao tema desse post!

Por Sabrina Brant Pereira de Jesus
Referências:
Levada, M. M. O., Beretta, A. L. R. Z., Levada, C. L.. O Ano Internacional da Química e a Hipótese de Avogadro. Retirado de: http://www.facos.edu.br/revistas/trajetoria_multicursos/julho2011/artigosformatados/O_ano_internacional_da_quimica.pdf Acessado em 28 de outubro de 2011, às 23h25.
Oki, M. C. M.. Controvérsias sobre o atomismo no século XIX. Quím. Nova,  São Paulo,  v. 32,  n. 4,   2009 .   Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40422009000400043&lng=en&nrm=iso>. access on  28  Oct.  2011.  http://dx.doi.org/10.1590/S0100-40422009000400043.
Usberco, J., Salvador, E.. Química Geral Volume 1, 12a edição. Editora Saraiva. Brasil, São Paulo, 2006. Páginas 362 – 364 e página 396 – 397.
Google Imagens

Um comentário: