segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Generalizando

Boa noite queridos internautas,

          Eu fiquei responsável por falar sobre os prós e os contras dessa terapia tão polêmica que é a homeopatia, nesse post cito superficialmente alguns deles, para aprofundar nos próximos que virão até o fim de 2011.
          Geralmente, há os que acreditam fortemente em homeopatia e aqueles que afirmam não haver lógica alguma em seu funcionamento. A homeopatia, como grande parte das terapias alternativas, não é bem aceita pela comunidade científica.
          Entre as vantagens de se tratar com essa terapia destacam-se: individualização do paciente (a medicação é prescrita de modo único e bastante pessoal ao paciente), ausência de efeitos colaterais, não havendo contra indicações, podendo ser usada por crianças, grávidas e idosos. Nesta área da medicina acredita-se que uma doença é como uma árvore que possui profundas raízes dentro da terra. Quando cortamos essa árvore, ela cresce novamente, já que suas raízes estão intactas. Do mesmo modo, apenas tratar os sintomas da doença não cura o paciente a não ser que a causa seja tratada (cortando a raiz). A homeopatia tem o poder de tratar a unidade mais básica existente do corpo e garante a verdadeira cura.
          Entre os motivos de não ser aceita pela ciência constam: falta de pesquisas que comprovem a eficácia dos remédios homeopáticos, a perda de função do medicamento com a extrema diluição, e o provável efeito placebo do uso da homeopatia.

Em breve, mais novidades sobre homeopatia nesse mesmo blog. Não percam!
Até mais seguidores.

Por Vinícius Santos da Cunha

Referências:
http://www.adorofisica.com.br/trabalhos/confronto_uexbv_b/tratamentosalternativos.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia

TEIXEIRA, M. Z. Limites do homeopata. Informativo APH 1998; 10(73): 15-16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário