domingo, 30 de outubro de 2011

Consulta homeopática

Boa noite seguidores,

Nesse post será abordado um dos princípios fundamentais da homeopatia, e uma de suas maiores vantagens, que é a visão holística das pessoas.
Nessa visão, o indivíduo é visto como um todo, considerando aspectos externos, e não em uma visão fragmentada (em partes ou “peças”) como na alopatia.
São considerados vários planos do individuo, não só o plano físico, mas também o psíquico (levando em conta os problemas emocionais do paciente, atritos com a família e colegas de trabalho, a personalidade e as consequências advindas disso) e até o social (integração do indivíduo com a sociedade), integrando todas as áreas para um melhor tratamento do paciente.
Assim, é possível obter um maior detalhamento da situação do paciente, de forma que o homeopata conheça seus hábitos e falhas de saúde e possa estabiliza-las com a homeopatia. Com isso, as consultas costumam ser mais demoradas e mais humanizadas, proporcionando uma maior confiança ao paciente e deixando-o mais a vontade para falar, melhora a adesão e estimula o paciente a prosseguir com o tratamento.
Portanto, o diagnóstico e o tratamento tornam-se mais precisos. A medicação é prescrita conforme as queixas das pessoas, tendo por base todos esses planos, todos os problemas do indivíduo. Por isso, a medicação deve ser exclusiva para cada paciente, já que depende de vários fatores para a sua escolha e para o correto funcionamento no individuo.
No inicio do tratamento, as consultas geralmente são mais frequentes, a fim de avaliar a evolução do paciente, o efeito da terapia e, se preciso, alterar a medicação ou a dose de modo a levar o paciente à cura.
Em homeopatia, a cura é o equilíbrio entre os planos físico, mental, emocional, energético e espiritual: "No estado de saúde, a força vital imaterial, que dinamicamente anima o corpo material, reina com poder ilimitado e mantém todas as suas partes em admirável atividade harmônica, nas suas sensações e funções, de maneira que o espírito dotado de razão que reside em nós possa livremente dispor desse instrumento vivo e são para atender aos mais altos fins de nossa existência." (HAHNEMANN, Organon, § 9).
É isso aí pessoal, até o próximo post com mais informações sobre homeopatia.

Por Vinícius Santos da Cunha

Referências:


Homeopatia sem dúvida  Nassif, Maria Regina Galante

Nenhum comentário:

Postar um comentário