segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Surgimento da Homeopatia


Agora que já fizemos uma análise dos primórdios da homeopatia, vamos abordar uma parte extremamente relevante do histórico dessa ciência. Falaremos sobre uma das pessoas mais importantes para a expansão e concretização da homeopatia como uma ciência: Samuel Hahnemann. Elucidaremos qual foi a influência desse autor no contexto de surgimento da medicina homeopática e quais foram as consequências de seus trabalhos.
A medicina homeopática é um tipo de prática médica alternativa que possui princípios e características singulares. Essa ciência surgiu no ano de 1796 com o jovem médico alemão Christian Friedrich Samuel Hahnemann (1755-1843), a partir de uma série de experimentos práticos e de observações.
Hahnemann estudou medicina, formando-se em 1779, e passou a atuar na profissão desde então. Em 1790, todavia, ele abandonou a carreira de médico, devido ao fato de achar a medicina de seu tempo precária em decorrência das práticas rústicas realizadas naquela época (purgações e sangrias). Após abandonar a medicina, ele passou a se sustentar financeiramente da tradução de livros.
Nesse período, Hahnemann traduziu o livro ”Matéria Médica“ do escocês Cullen (1710-1790) e fez uma observação muito relevante que deu origem a um dos princípios primordiais da medicina homeopática. Hahnemann discordou de um dos argumentos de Cullen quanto à ação da quinina extraída da casca da quina. Cullen atribuía o efeito da quinina de cura de febres intermitentes ao seu caráter amargo e adstringente (constipantes). Hahnemann propôs uma explicação diferente em decorrência de observações feitas em si mesmo após o uso da substância: para ele, a quinina tinha propriedades curativas devido ao fato de que, quando ministrada em indivíduos sãos, promovia os mesmos efeitos que são os sintomas da febre intermitente. Ou seja, havia uma semelhança entre os efeitos do fármaco e os sintomas da enfermidade tratada e é essa propriedade que garante a eficiência dos fármacos para a cura das doenças, segundo Hahnemann.
A partir desses acontecimentos, em 1796, Hahnemann criou a medicina homeopática com base no seu primeiro princípio, o princípio da similitude, que deu origem inclusive ao nome dessa medicina alternativa: “Homois” (semelhante) e “Pathos” (aquilo de que se sofre).
O princípio da similitude da medicina homeopática defende a ministração de substâncias que gerem  efeitos similares aos sintomas da doença como um remédio para a própria enfermidade. Consequentemente, após a ministração da medicação, haverá uma piora do paciente seguida de sua melhora.
A partir dessa observação, Hahnemann notou que se deve ter um cuidado especial com as doses que são proferidas para cada paciente, de maneira a elas não serem letais (criar uma queda muito acentuada do bem estar do paciente). Com base nisso, ele criou mais um princípio da homeopatia, o princípio das doses mínimas: deve-se garantir que pequenas doses dos fármacos (denominadas imateriais na época e doses infinitesimais hoje) sejam ministradas de maneira a reduzir seus efeitos colaterais e evitar uma intoxicação do paciente.
Para cumprir esse princípio, Hahnemann defende o uso de substâncias diluídas. Estas substâncias são preparadas por meio de uma técnica singular de diluição dinâmica (dinamização das substâncias): diluição seguida de agitação para o aumento da eficiência das doses infinitesimais. É válido ressaltar, no entanto, que até hoje não existe uma explicação científica para esse fenômeno.
Após o estabelecimento desses princípios da homeopatia, Hahnemann escreveu um livro que reuniu todos os conceitos e todas as características básicas da medicina homeopática: Organon da Arte de Curar, publicado em 1810. A partir desse momento, iniciou-se o processo de difusão da prática homeopática por todo o mundo. Hahnemann passou a dar aulas em uma universidade na Alemanha e, com a ajuda de seus alunos conseguiu prosseguir com a realização de experimentos para aumentar o embasamento teórico da medicina homeopática. Diversos livros foram publicados, nesse período, e a homeopatia foi divulgada por todo o mundo, sendo hoje um recurso importante para diversos profissionais da saúde.
Espero que vocês tenham gostado! No próximo post iremos abordar um tema muito interessante: os princípios da medicina homeopática. Continuem acompanhando as postagens do grupo! Até mais! J
Por Sabrina Brant Pereira de Jesus
Referências:
http://www.similia.com.br/organon/downloads/Historia%20e%20Principios%20homeop.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário