quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Os Medicamentos Homeopáticos

Depois de se inteirar sobre a história da homeopatia, você deve estar se perguntando como os medicamentos homeopáticos são preparados. Não fique chateado, mas a resposta será dada de forma gradual. O objetivo deste post é dar apenas uma noção geral sobre como se dá o preparo dos medicamentos homeopáticos. Nas postagens seguintes, será feito um aprofundamento no assunto, com detalhamento sobre algumas das técnicas mais comuns empregadas pelas farmacotécnicas para preparar remédios homeopáticos.
Embora a maioria dos medicamentos homeopáticos seja baseada em substâncias do reino vegetal, também são usados compostos dos reinos mineral e animal. Exemplos de medicamentos homeopáticos de origem vegetal são "Atropa belladonna (beladona), Opium (ópio), Allium cepa (cebola) e Coffea cruda (café). As plantas são recolhidas diretamente de seu habitat natural, o que propicia o aproveitamento de seu máximo crescimento e frescor.  Quanto aos remédios extraídos do reino animal, pode-se usar tanto o animal inteiro (Apis mellifica – abelha -, Formica rufa - formiga vermelha) quanto sua secreção e veneno (Lachesis muta, preparado do veneno da surucucu). Por fim, do reino mineral, extraem-se os medicamentos de ação mais profunda e duradoura. Para tanto, podem ser empregadas substâncias puras (Aurum ouro -, Sulphur - enxofre -, Phosphorus - fósforo ) ou produtos sintéticos (Salicylicum acidum - ácido salicílico, analgésico e antitérmico)" (trecho retirado de, com adaptações: www.farmaceuticogaucho.pro.br/homeopaticos.doc).                             
          Retomando o que foi dito em postangens anteriores, os medicamentos homeopáticos são preparados com base no princípio similia similibus curantur ("os semelhantes curam-se pelos semelhantes"). A homeopatia acredita que, se um composto é capaz de causar determinados sintomas numa pessoa sadia, pode também ser usado, de maneira extremamente diluída, para curar uma pessoa doente que apresente os mesmos sintomas.
Hahnemann, considerado o pai da homeopatia, não foi o inventor da Lei da Semelhança, mas foi quem realmente a sistematizou. Ele estabeleceu um método terapêutico para sua aplicação e determinou uma técnica de preparo de medicamentos específica. Hahnemann sabia que, se desse para o indivíduo doente doses altas de um composto capaz de gerar os mesmos sintomas apresentados pelo paciente, isso só tornaria a pessoa ainda mais doente. Era preciso, assim, diluir ao máximo o composto, de modo que a quantidade final do princípio ativo fosse tão pequena que sua ação tenderia a desaparecer.
Quando Hahnemann começou a fazer suas diluições, porém, notou algo interessante. Embora reduzisse a concentração do princípio ativo a cada adição de água, o fato de agitar a solução tornava a mistura mais potente, como se ela adquirisse uma espécie de força.
O medicamento homeopático é preparado, portanto, em um processo que consiste em diluição sucessiva da substância, sucussão (agitação) e "dinamização" (conjunto de diluição e agitação). Como as "diluições e dinamizações sucessivas fazem com que a força curativa das substâncias seja armazenada nas moléculas de água e álcool da solução utilizada para o preparo dos medicamentos, a potência de um medicamento homeopático é determinada pelo número de vezes que a substância foi dinamizada" (trecho retirado de, com adaptações: http://www.brasilmedicina.com/especial/home_t6_s1.asp).
Dada a importância da diluição no preparo dos medicamentos homeopáticos, é fundamental determinar de antemão quais solventes são mais adequados para a dissolução da substância que está sendo utilizada. Em geral, a água, o álcool etílico e a glicerina são os mais utilizados para esse fim. Caso o composto não seja solúvel em nenhum deles, pode ser necessário empregar a trituração.
É isso aí gente! Espero que vocês tenham agora pelo menos uma ideia básica sobre como se dá o preparo dos medicamentos homeopáticos. Na próxima postagem, vamos fazer alguns esclarecimentos sobre a homeopatia e, muito em breve, retomaremos as postagens sobre as técnicas de preparo dos remédios homeopáticos. Não deixem de acompanhar nosso blog, muitas informações interessantes ainda estão por vir!

Por: Bárbara Fernandes Maranhão

Referências:
http://www.therapeutica.com.br/homeopatia.htm - acesso em 05/10/2011às 20:20
                     
www.farmaceuticogaucho.pro.br/homeopaticos.doc    - acesso em 01/10/2011às 17:24

http://pt.wikipedia.org/wiki/Homeopatia  - acesso em 01/10/2011 às 20:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário