segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Pré-Projeto



E aí, pessoal? Vamos começar o trabalho! Estamos postando agora o nosso pré-projeto. Dessa maneira, vocês poderão ter uma ideia de quais assuntos serão tratados pelo grupo e de como os abordaremos!
      A Homeopatia é uma ciência médica desenvolvida pelo médico alemão Samuel Hahnemann no final do século XVIII. Ela foi criada com base no princípio Similia Similibus (“a cura pelo semelhante”), segundo o qual “o que pode causar uma doença, pode também curar uma enfermidade semelhante”. A Homeopatia pretende tratar a pessoa dentro de sua globalidade (física, mental e emocional), partindo, portanto, de uma análise holística do ser humano, por meio da utilização de remédios destinados a aumentar as capacidades curativas naturais que o organismo possui e não apenas tratar os sintomas.
            Na concepção homeopática, a doença é encarada como um desequilíbrio interno que deve ser tratado com remédios altamente diluídos e  específicos para cada caso. Esses remédios são recomendados  com base no princípio primordial da medicina homeopática que foi anteriormente citado: o princípio da cura pelo semelhante. Esses remédios são capazes, portanto, de produzir numa pessoa sã os mesmos sintomas da doença em questão. Nesse sentido, quanto mais os efeitos de uma substância se aproximam dos sintomas do paciente, mais eficaz tende a ser o tratamento.
            Apesar de sua existência secular, a homeopatia ainda tem vários aspectos a serem esclarecidos. Dentre eles, o grupo pretende abordar os seguintes tópicos:
-       a eficácia dos medicamentos homeopáticos;
-       as possibilidades de uso da homeopatia, ou seja, seu alcance;
-       as bases gerais da profissão de homeopata.    
A partir disso, o grupo pretende expor ao público informações importantes sobre a homeopatia que possam esclarecer parte do senso comum, muitas vezes impreciso, que existe em relação à essa ciência.
            O grupo realizará um revisão conceitual sobre algumas das técnicas de preparo dos medicamentos homeopáticos como a CH (Centesimal Hahnemanniana), deixando-se claro o papel da diluição na potência final da medicação, e a FC (Fluxo Contínuo). Tendo-as como ponto de partida, será, então, possível explicar porque os medicamentos homeopáticos atuam profundamente e são de longa duração, além de terem menos efeitos colaterais que os da medicina convencional, podendo inclusive ser ministrados a mulheres grávidas, recém-nascidos e idosos.
            O grupo irá comparar o mecanismo de atuação no organismo de medicamentos homeopáticos com os da medicina convencional. Com isso, pretender-se-á elucidar questões sobre em que circunstâncias é mais recomendável o uso de remédios homeopáticos e quais diferenças devem ser observadas na potência dessas medicações.
Por fim, analisar-se-á o fato de os medicamentos homeopáticos manipulados serem altamente específicos para cada paciente, ressaltando-se, portanto, a importância de o enfermo explicar ao médico quais os sintomas apresentados para que o medicamento confeccionado seja o mais eficaz possível.
            Com base nessa perspectiva, o grupo pretende abordar o tema da homeopatia em seus múltiplos aspectos, desde uma análise de seu desenvolvimento histórico, até as leis que regram seu uso. Por se tratar, de um tema polêmico, sobretudo na área médica, o grupo percebe a importância de abordá-lo de maneira clara e objetiva, com o intuito de esclarecê-lo para a população em geral, expondo seus prós e seus contras. Desse modo, crê-se que o tema da Homeopatia será abordado de maneira satisfatória e completa.
Agora que vocês já têm uma visão geral de como o blog será construído, vamos começar a postar informações específicas sobre cada tema que será abordado. Na próxima postagem, traremos uma perspectiva histórica da homeopatia! Até mais! :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário