sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Falando mal - memória da água

Olá internautas,
Inicio hoje um conjunto de posts mostrando as principais críticas à homeopatia. Para deixar claro, os argumentos aqui postados não se referem, essencialmente, à opinião dos autores do blog.
Com a diluição feita  para a obtenção de um remédio homeopático, perde-se a dose terapêutica (menor dose a ser aplicada para que um composto tenha efeito sobre um indivíduo). Mas, os homeopatas citam a memória da água (que segundo eles faz o medicamento ter efeito após as diluições). Segundo alguns estudos realizados, colocando em diversos tubos concentrações diferentes de uma substância e um tubo com água pura (explicado melhor no vídeo), não foi notado efeito das substâncias ultradiluídas. E, segundo um estudo da Universidade de Toronto, a memória da água existe, porém dura por no máximo 50 fentossegundos (50 bilionésimos de segundo).
E considerando que a memória da água seja duradoura: por mais cuidado tenha o preparador do medicamento homeopático, é inevitável que haja contaminação (por partículas presentes no ar ou saliva do preparador, por exemplo) durante a sua preparação. Sendo assim, os medicamentos homeopáticos não estão livres de outras substâncias. Sem contar, que esses medicamentos não apresentam efeitos colaterais. A memória é seletiva apenas para a parte benéfica, deixando a parte das reações adversas de lado? Como é possível a água selecionar a parte do composto que ela quer memorizar?
Com o tratamento do esgoto, há a remoção de até 95% de seus dejetos, depois de tratado, o esgoto é lançado nos rios. A água a ser tratada é recolhida de rios e passa por tratamento, deixando-a agradável ao consumo e retirando boa parte dos microrganismos. Mas com esses tratamentos, nem toda impureza é removida. Logo, considerando a memória da água, são ingeridos diariamente milhares de tipos de “substâncias homeopáticas”, como compostos excretados na urina, dejetos e compostos químicos provindos do tratamento da água e do esgoto. E, segundo homeopatas, os medicamentos quanto mais forem diluídos, maior será o seu efeito. Portanto, essas substâncias deveriam ter o seu efeito no nosso organismo.


Por Vinícius Santos da Cunha

Nenhum comentário:

Postar um comentário