sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Explicação físico – química da Homeopatia

 Olá pessoal! Como havia prometido, apresento este post com uma possível explicação físico-química para a ação dos medicamentos homeopáticos. O Objetivo é mostrar as discussões no âmbito científico  juntamente com alguns experimentos já realizados.

           A homeopatia é duramente criticada no meio acadêmico com a argumentação de não ter comprovação científica. Entretanto, têm surgido novas linhas de pesquisas que buscam de forma um pouco mais “científica”o mecanismo de transmissão da ‘‘informação’’ de substâncias através da soluções ultradiluídas para o nosso organismo.




               O artigo publicado (Rev Med (São Paulo). 2006 abr.-jun.;85(2):30-43) por Marcus Zulian Teixeira - Médico pesquisador, coordenador da Disciplina Fundamentos da Homeopatia, Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo no link http://sites.mpc.com.br/bvshomeopatia/texto/artigoHo.rev.med.zulian06852.pdf revela que ''o renomado cientista Emilio Del Giudice, pesquisador do Departamento de Física Nuclear da Universidade de Milão, analisou as modificações de natureza eletromagnética da água pela “teoria quântica da super-radiância”.
Sua pesquisa se baseou no seguinte conceito da eletrodinâmica quântica: a matéria é um meio dinâmico, capaz de selecionar e catalisar reações moleculares de acordo com os diversos campos eletromagnéticos que ocorrem no seu interior''.
           
            Assim, utilizando modelos matemáticos, ele e sua equipe concluíram que os campos magnéticos produzidos por uma substância numa solução geravam alterações específicas na água. Poderíamos fazer uma associação mais simples e entender esse fenômeno como sendo uma ‘‘ impressão digital’’ que a substância deixou na água.


Talvez o leitor esteja se perguntando, mas como eles chegaram nessa conclusão?


Esses cientistas usaram um aparelho chamado espectrofotômetro de laser terahertz.


              Marcus Zulian ,no mesmo artigo citado a cima, relata que  Emilio Del Giudice '' demonstrou que o campo eletromagnético do soluto induziu a formação de regiões de coerência estável no solvente, com estrutura e vibração específica; além disso, foi constatada a produção de aglomerados ou “clusters” de moléculas de água, de tamanho e geometria próprios.''


              Esses aglomerados de água foram muito estudados pelo Dr. Masaru Emoto. O leitor poderá conferir com mais detalhes sobre esse assunto no link: http://consultorwellness.no.sapo.pt/clusters.html#. Segundo consta nesse endereço eletrônico ''O Dr. Emoto começou a estudar a formação dos cristais da água no Japão pouco depois da descoberta da "Água PI" na natureza, que consiste no fato da água absorver informação ambiente e traduzir a mesma sobre uma forma cristalina que existe mesmo em estado líquido, embora se revelando quando cristaliza/congela. Outros cientistas no Japão, nos Eua e na frança também descobriram o processo''.














               A criação dos clusters ocorre por meio das pontes de hidrogênio e vibrações que afetam todas as estruturas cristalinas, incluindo a água.

Vamos relembrar algumas características da água:

- Propriedades elétricas
- Comporta-se como uni dipolo elétrico.
- Propriedades dinâmicas
- Capacidade de interagir com os elementos químicos e biológicos
- Meio para transferência de prótons



Mas o que significam esses resultados e pesquisas? E quais seriam suas relações com a homeopatia?


            O artigo do doutor  Marcus Zulian ( já citado) também informa que  ''cada conformação espacial dos clusters citados acima corresponderia a um campo eletromagnético específico. Esses campos estariam influenciando as propriedades físico-químicas da solução em questão (pH, densidade, capacidade calorífica, viscosidade, acidez, constante dielétrica etc.)''.

               A partir dessa explicação e relembrando que os medicamentos homeopáticos são muito diluídos, a teoria apresentada pode dar origem ao seguinte raciocínio: Mesmo sem conter quase nenhuma molécula da substância medicamentosa no remédio, ela deixou o seu ‘‘rastro’’ ao produzir campos eletromagnéticos e alterar a solução que a envolvia. É como se a água guardasse uma ‘‘memória’’ da interação com outras substâncias. Dessa forma ela poderia levar certa ‘‘informação’’ para o nosso organismo, conforme foi proposto no experimento com basófilos. Relembre essa experiência na postagem cujo link é: http://unbhomeopatia.blogspot.com/2011/11/bioquimica-da-homeopatia-interacao-com.html







    A Dra. Regina Dias - especialista em Homeopatia - informa no link: http://www.drareginadias.com.br/artigoshomeopatia.htm que '' O principal problema colocado pela polêmica da memória da água, que se seguiu à publicação de Nature em junho de 1988, foi a confusão entre os fatos biológicos a serem confirmados e a "descoberta" de um mecanismo de ação, descoberta que não era, na verdade, senão uma hipótese, apresentada, aliás, anos antes por outros autores (Boyd, 1954; Boiron, J., 1974)''

             Em dezembro do ano passado foi apresentada no congresso “A Homeopatia no Século XXI” uma pesquisa realizada pelo professor José Fernando Greogori Faigle, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. Foram realizados experimentos que evidenciaram que campos magnéticos de uma solução padrão influenciam uma solução de água pura desionizada. O professor relatou a experiência: “Pegamos a substância atropina (colírio utilizado para dilatar a pupila dos olhos),pingamos nos olhos de animais de laboratório e obtivemos o mesmo efeito que ocorre com humanos. Em seguida, colocamos em um campo magnético um frasco de água e outro de atropina. Deixamos por algum tempo. Depois pingamos esta água que estava junto com a substância nos olhos dos animais. Os resultados apresentados foram os mesmos de quando colocamos a atropina pura”.

Molécula da Atropina

              Quanto aos motivos que levaram a esse resultado, ele fez uma pequena ressalva, afinal, tudo que eles aplicaram nos animais, quimicamente, foi água: "Concluímos que, para produzir o efeito da atropina, bastou termos a água que esteve em contato com campos magnéticos. Mas, como não existiu contato físico, ainda não conseguimos explicar o motivo pelo qual isto ocorre. Estamos trabalhando neste sentido." Disse, ainda, que é necessário mais tempo para melhorar os estudos.

               Faigle também afirmou: “O trabalho ainda não está terminado, acreditamos que sejam necessários mais alguns anos para aprimoramento dos estudos.’’

           Um dos organizadores daquele congresso, o médico homeopata Matheus Marin, disse que são necessárias mudanças no errôneo conceito de que a homeopatia funciona como placebo (mais informações no link http://unbhomeopatia.blogspot.com/2011/11/o-efeito-placebo.html desse blog). Segundo Marin, pela primeira vez uma universidade tão grande resolveu  falar sobre a retenção de informações de outras substâncias pela água, com sua influência sobre a homeopatia. “Costumam dizer que a Homeopatia não é ciência e esta perspectiva está caindo por terra com pesquisas embasadas em estudos científicos.”

            Assim, o Leitor pode ter uma breve noção de que os questionamentos no meio acadêmico ainda persistem, que os mecanismos de alteração da água ainda não são conhecidos e que existem muitas pesquisas em andamento.

           Então é possível refletir: Será que podemos ignorar a quantidade de resultados clínicos positivos do uso desses medicamentos, o aumento da procura por este tipo de tratamento, e as novas pesquisas desenvolvidas?

            Despeço-me por agora com essa reflexão. E não deixem de conferir as novidades do nosso blog!

Por Ana Angélica Amorim

REFERÊNCIAS

Rev Med (São Paulo). 2006 abr.-jun.;85(2):30-43.






Um comentário:

  1. O estudo em questao e grandioso em suas perspectivas na humanidade, trazem beneficos apartir de seu conhecimento, uma vez que somos compostos por mais de 70 % de agua.....mas primo por afirmar que os fins nao justificam os meios !....Para que se evolua no campo Intelectual necessaria se faz que se acompanhe da evolucao no campo Moral .......Nao facam testes em animais.

    ResponderExcluir