quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Homeopatia na Medicina Veterinária parte 2

Oi pessoal, estou aqui com mais um post sobre o alcance da homeopatia, desta vez para falar outra vez de homeopatia na veterinária.

Para quem quiser ver minha primeira postagem sobre o assunto está aqui
http://unbhomeopatia.blogspot.com/2011/11/homeopatia-na-medicina-veterinaria.html

Seria certo a comparação dos efeitos de medicamentos em humanos e animais? Existem inúmeras diferenças,  como há semelhanças entre certos animais e nós humanos, como por exemplo nós compartilhamos quase 98% do noso DNA com os chimpanzés (fonte
http://genome.wellcome.ac.uk/doc_WTD020730.html), e 60% com uma mosca drosophila (fonte http://www.genome.gov/10005835), mas o número de cromossomos são totalmente diferentes. Em relação anatômica, principalmente a dos orgãos, entre os mamíferos, somos muito parecidos, mas e em relação ao metabolismo? Nós não conseguimos sintetizar proteína ingerindo carboidratos e lipídeos, já outros animais conseguem, e então, seria correto correlacionar os efeitos de medicamentos se funcionam em animais e humanos? O teste de medicamentos em animais antes de ele serem liberados para a venda é indispensável para o descobrimento de efeitos colaterais e perigo para a saúde dos futuros pacientes, mas há casos em que os animais eram imunes aos efeitos colaterais apresentados aos humanos, como no caso da talidomida, os ratos em que os medicamentos foram testados eram imunes aos efeitos teratogênicos, o que fez com que o medicamento talidomida fosse liberado para venda e causou milhares de casos de criançar com focomelia e amelia, já há outros animais que não são imunes a este efeito teratogênico como os coelhos.

O uso de medicamentos homeopáticos em animais é uma das buscas dos homeopatas para ter uma prova de que os medicamentos homeopáticos não são um efeito placebo, já que os animais não sabem o que estão tomando. Como eu disse no meu outro post, houveram experimentos que deram resultados a favor da homeopatia e outros contra, como a pesquisa da Instituto Nacional de Veterinária na Suécia que testou o medicamento homeopático com Podophyllum em bezerros com diarréia e também testaram outro grupo com um medicamento placebo, os resultados não mostraram nenhum resultado estatisticamente significante  de diferença entre o grupo tratado com o medicamento homeopático e o grupo placebo (veja o estudo aqui
http://www.springerlink.com/content/a4848157046qr866/fulltext.pdf).


A briga entre homeopatas e os que são contra vai continuar, e os experimentos em animais também, vai ser um dos principais argumentos para discussão de que a homeopatia não é um efeito placebo, junto com os experimentos em bebês. 

Obrigado e vamos estudar para a prova de 9 horas

Por Pedro Augusto de Carvalho Lourenço

Nenhum comentário:

Postar um comentário