domingo, 4 de dezembro de 2011

Homeopatia trata os sintomas da dengue

Caros Leitores, o objetivo dessa postagem é mostrar mais um campo de ação da homeopatia: Pacientes com dengue. Primeiramente farei um breve comentário sobre a dengue e depois farei a análise de notícias e polêmicas a respeito desse assunto.

                Não deve ser novidade para os leitores que a dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Essa doença provoca náuseas, vômito, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça, e como se não bastasse esse enorme mal estar, um quadro que se inicia com febre súbita acima de 40 graus. E é aí que mora o perigo. A febre pode levar o indivíduo a sofrer convulsões e o quadro como um todo pode levar o indivíduo a desidratação grave.

E onde entra a homeopatia nessa história?
Sabe-se que a dengue não tem um tratamento específico. Quando o paciente apresenta os sintomas o que pode ser feito é tentar amenizá-los e deixar que o próprio organismo se reestabeleça. Entretanto, a dengue tem causado muitas mortes ou pela falta de atendimento ou pela complicação do quadro da dengue hemorrágica que leva o paciente a um estado de choque pela queda da pressão arterial e falência circulatória. Diante dessa situação, várias localidades brasileiras têm utilizado a homeopatia para tratar dos sintomas da dengue.

Vejamos um pequeno trecho que consta no site do Governo do Estado do Ceará (http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/3393-homeopatia-contra-a-dengue-e-tema-de-debate-na-42o-reuniao-anual-do-hgf):
 ‘‘As gotinhas homeopáticas contra a dengue já são uma realidade no serviço público de saúde de cidades brasileiras como Macaé, no Rio de Janeiro, onde não há mais registros de morte por dengue, e Vitória, no Espírito Santo, onde uma pesquisa está sendo realizada para mostrar os resultados do tratamento com as gotinhas. Em Fortaleza, o uso do composto homeopático ainda é restrito, mas tem aumentado a cada dia’’.

 O Leitor poderia estar se perguntando, mas qual é o remédio utilizado?

 Segundo consta nesse mesmo site citado acima ‘‘o composto homeopático tem três componentes: o Eupatorium Perfoliatum(Planta medicinal analgésica), o Phosphorus(mineral que protege o fígado) e o Crotalus Horridus(Veneno da Cascavel que ajuda na coagulação sanguínea)’’. Eles afirmam que o remédio está sendo usado tanto para prevenção quanto para o tratamento da dengue.
              No dia 31 de março de 2011 o site da Secretaria da Saúde do Estado do Espírito Santo -http://www.saude.es.gov.br/default.asp – divulgou que uma pesquisa tem sido realizada com a participação do Laboratório  Central da Sesa(Lacen) com o monitoramento de pacientes com dengue que passaram a receber os remédios homeopáticos. A coordenadora da pesquisa Ana Rita Vieira de Novaes explica que ‘‘ a terapia homeopática tem o objetivo de fortalecer a resposta Imunológica do organismo frente a agressões externas’’.     
                Segundo esse site, essa pesquisa, que conta com a colaboração da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocuz), já foi aprovada na primeira fase do Comitê Europeu da liga Internacional de Homeopatia, que financia estudos homeopáticos em todo o mundo. Se a segunda etapa for aprovada, esses estudos poderão receber até 300 mil euros para a continuação do trabalho.
 Confira um trecho ,que se encontra no site http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/entrevista19.asp ,de uma entrevista que Ana Rita Viera de Novaes relata algumas dificuldades encontradas e sobre mais alguns detalhes da pesquisa já mencionada acima:
Ecomedicina: Em relação à dengue, de que forma a Homeopatia tem sido utilizada em Vitória?

Ana Rita Vieira de Novaes: Quando começamos a discutir a dengue, entendemos que simplesmente fazer uma intervenção seria complicado. Precisávamos de uma estratégia porque sem dados não teríamos como avançar. Criamos um protocolo de pesquisa e começamos um estudo, que ainda está em andamento, para poder mostrar, em números, a consistência das ações propostas. Conseguimos envolver a Secretaria estadual, que garantiu os kits de diagnostico por meio do NS1, e a Secretaria municipal, que colocou seis médicos à disposição da pesquisa. Supomos que, assim, teremos meios para implantar de forma mais robusta.
              
                  Apesar de parecer que esse tipo de tratamento está sendo bem aceito, ainda há muita resistência e tem gerado muitas polêmicas, como foi o caso do embate entre a Prefeitura de São José do Rio Preto e a Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo. A Folha.com divulgou uma reportagem no endereço http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u502191.shtml que aborda justamente essa situação. O medicamento para tratamento da dengue - Proden- desenvolvido pelo médico e pesquisador da Famerp (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) foi usado em 2007 sem prescrição médica. A reportagem diz que ‘‘Naquele ano, em uma epidemia da doença na cidade, cerca de 20 mil doses do medicamento foram disponibilizadas à população. A iniciativa da prefeitura foi questionada pela Secretaria do Estado da Saúde, que decidiu interditar o produto’’. Foi feita uma série de acusações, entre elas, o descumprimento das regras de manuseio e distribuição. Os remédios iriam ser retirados dos postos de saúde. A Confusão foi resolvida pela Justiça que determinou o uso de receita para legalizar a distribuição do medicamento. Esse produto, atualmente, encontra-se registrado pela ANVISA.

           Assim, o leitor pode perceber que o assunto não se encerra por aqui. Alguns fatos bem recentes são citados com relação aos estudos e às notícias do uso clínico da homeopatia. E por não ter ainda um consenso entre os pesquisadores, novos debates e questionamentos tendem a aparecer.
 Espero que tenha gostado da leitura.

 Referências
http://www.ceara.gov.br/sala-de-imprensa/noticias/3393-homeopatia-contra-a-dengue-e-tema-de-debate-na-42o-reuniao-anual-do-hgf
http://www.ecomedicina.com.br/site/conteudo/entrevista19.asp
http://www.saude.es.gov.br/default.asp
http://amhb.org.br/?op=conteudo&id=336
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u502191.shtml
http://www.naturalhealthstrategies.com/dengue-tratamento-natural-pt.html
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/dengue/index.shtml#11
http://saude.ig.com.br//minhasaude/enciclopedia/dengue/ref1238131557224.html?gclid=COfF6omo6KwCFY2R7QodrxRbLA
http://peruibenastrevas.blogspot.com/2010/05/o-frio-e-homeopatia-contra-da-dengue-em.html
http://www.fabriciano.mg.gov.br/mat_vis.aspx?cd=6496
http://www.es.gov.br/site/noticias/show.aspx?noticiaId=99694739

Por Ana Angélica Santarém Amorim

Nenhum comentário:

Postar um comentário