segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Homeopatia tem efeito colateral?

Caros leitores, essa postagem vem trazer algumas informações sobre os possíveis efeitos colaterais da homeopatia e a polêmica estabelecida sobre a sua possível falta de ação no organismo
          Costuma-se ouvir que a homeopatia não traz efeitos colaterais, fato que é muito afirmado por vários sites na internet. Mas será essa uma verdade? Segundo consta no link http://www.clinicamente.com.br/homeopatia.htm ‘‘Prefere-se a homeopatia pela baixa quantidade de efeitos colaterais’’.
Talvez para entender melhor essa questão devêssemos ter o conhecimento de como esse medicamento atua no organismo. Entretanto, o médico Carlos Alberto Fiorot, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira, diz que ‘‘essa é uma questão que intriga a todos os que observam a terapia e os seus efeitos’’.

A Médica Claúdia Maria Regis Fernandes no link www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=News&file=print&sid=308  explica que a homeopatia não usa o termo - EFEITO COLATERL- e sim agravação do problema, porque em alguns casos esse fator é esperado pelo especialista no momento em que decide por determinado tratamento.

            O Dr. Heidwaldo A. Seleghini - Médico Homeopata - elaborou um texto baseado em perguntas e respostas no qual apresenta uma resposta para o questionamento que inicia esse texto. Ele diz que os medicamentos homeopáticos não trazem os efeitos colaterais clássicos. E afirma que ‘‘ se utilizados inadequadamente, indicados por pessoas não habilitadas, poderão trazer danos algumas vezes irreparáveis ’’. Ainda completa seu texto dizendo que existem folhetos e até livros mostrando aos leigos como se automedicar. Porém, reforça que ‘‘Nenhum médico homeopata sério escreve livros que possibilitem a automedicação. Trata-se muito mais de interesse financeiro do que de preocupação com a saúde’’. Para maiores detalhes o leitor pode acessar o link http://www.similia.com.br/paci_orient_text.html.

            Diante desses aspectos como explicar o fato de várias pessoas terem tomado uma ‘‘overdose’’ de remédio homeopático e terem afirmado que não sentiram nada?


A Folha.com divulgou no link http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/871244-manifestantes-se-reunem-para-tomar-overdose-de-homeopaticos.shtml que essas pessoas participaram de um protesto contra a falta de comprovação cientifica da ação da homeopatia. Esse protesto foi criado pelo grupo britânico 10:23. Eles influenciaram cerca de 79 cidades do mundo inteiro, as quais se reuniram no dia 5 de fevereiro de 2011 para tomarem altas doses de medicamentos homeopáticos.




Essa reportagem também mostrou a opinião de adeptos da homeopatia e de manifestantes:

 ‘‘A designer gráfica Marisa Luiz, 53, que toma esse tipo de remédio há mais de cinco anos, classificou o protesto como uma "palhaçada”. "Eles não conhecem princípios da homeopatia. Se eles realmente quisessem uma overdose, teriam que tomar várias vezes ao dia, e não assim, de uma vez só".

 "Todas as leis da física e da química garantem que não vai dar nenhum efeito", disse um dos manifestantes, após virar uma dose inteira do composto feito à base beladona, uma planta tóxica que é diluída para produzir muitos desses remédios.

 A polêmica não para por aí e o objetivo desse post não é a defesa de uma partes e sim trazer o questionamento, bem como algumas informações sobre o assunto.

 Despeço-me com essa última postagem. Espero que os leitores tenham gostado!



REFERÊNCIAS

 http://www.clinicamente.com.br/homeopatia.htm

http://www.3apoliclinica.cbmerj.rj.gov.br/modules.php?name=News&file=print&sid=308

http://revistavivasaude.uol.com.br/saude-nutricao/87/homeopatia-uma-terapia-sem-efeitos-colaterais-lei-dos-semelhantes-177226-1.asp

http://www.aberle.com.br/FAQ/view/Duvidas-Frequentes/Remedios-homeopaticos-provocam-danos-a-saude-/8.html

http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/871244-manifestantes-se-reunem-para-tomar-overdose-de-homeopaticos.shtml

http://blogs.estadao.com.br/herton-escobar/o-milagre-da-pilula-de-farinha/

Por Ana Angélica Santarém Amorim




Nenhum comentário:

Postar um comentário